ATENÇÃO! Alguns grupos
estão relatando problemas com a criação de relatórios no LibreOffice 4.0
para Windows. Parece que há um bug nesta versão. Neste caso, a
sugestão do professor é:
- Salve o trabalho!
- Desinstale o LibreOffice 4.0.
- Instale o LibreOffice 3.6. Sua versão para Windows está aqui.
- Tente novamente. O LibreOffice 3.6 deve abrir o arquivo feito no 4.0 sem problemas.
Se o problema persistir, entre em contato com o professor.
Este trabalho deve ser feito individualmente, em duplas,
em trios ou em grupos de quatro integrantes. Leia
toda esta especificação!
As imagens são exemplos meramente ilustrativos de como os
resultados/telas podem ficar em um trabalho com nota máxima.
O TRABALHO
Modele e implemente, exclusivamente no
LibreOffice-Base, um BD simplificado que contém dados
utilizados por uma vídeo-locadora.
Seu banco de dados deve manter cadastrados:
- Clientes: devem ser armazenados o Nome, Endereço, Cidade, Estado,
Idade e Telefone de cada cliente.
- Filmes: para cada filme, devem ser armazenados o Nome, o Gênero
(Ação/Aventura/Comédia/etc) e uma informação indicando se o filme é ou
não um lançamento.
- Histórico de Locações: para cada locação realizada, seu banco deve
armazenar qual cliente locou e qual filme foi locado por ele. Além
disso, seu banco deve armazenar a data de retirada do filme e a data de
devolução do mesmo, além do valor cobrado, em reais, pela locação.
As instruções para a criação das tabelas do banco são:
- Para cada campo de cada tabela, encontre o tipo mais apropriado;
- TODAS as tabelas do seu banco de dados devem
ter, como chave primária, um campo chamado ID, do tipo
inteiro e auto-incremental;
- Além das três tabelas explícitas solicitadas acima, você deverá criar
outras tabelas para que o banco seja modelado adequadamente. Você deve
usar chaves estrangeiras no trabalho;
- Após criar as tabelas do banco, as preencha com registros fictícios.
Além de armazenar essas informações, o seu BD deve conter as seguintes consultas:
- Qual são todos os dados dos clientes com 14 anos ou mais?
- Ordene os registros por idade decrescente.
- Qual é o nome e o gênero de todos os filmes que são lançamentos?
- Ordene os registros pelo nome, em ordem alfabética.
- Qual é o nome do cliente, o nome do filme, a data de retirada, a data
de devolução e o valor cobrado de todas as locações já realizadas?
- Ordene pela data de devolução, em ordem decresente (mostre primeiro
a locação cuja devolução ocorre por último).
- Qual é o nome do cliente, o nome do filme, a data de retirada, a data
de devolução e o valor cobrado das locações cujos filmes ainda não foram
devolvidos?
- Um filme é considerado não devolvido se a data de
devolução da locação é algum dia depois do dia atual (hoje).
- Ordene pela data de devolução, em ordem cresente (mostre primeiro a
locação cuja devolução ocorre por primeiro).
- Dica: Use " > CURDATE() " como um critério
(Neste exemplo, o dia atual ("hoje") é 26/06)
- Para cada filme, qual é o nome do filme e quantos reais o
filme já rendeu para a video-locadora (isto é, qual é a soma do valor
cobrado em todas as locações em que este filme foi locado)?
- Ordene pelo rendimento, em ordem decrescente (mostre primeiro o
filme que mais rendeu à video-locadora).
As instruções para a criação das consultas do banco são:
- Nenhuma das consultas acima deve exibir o campo ID de alguma tabela;
- Você deve usar agrupamento e agregação em alguma
das consultas;
- Você pode ter de criar mais de uma consulta para responder as
demais.
Além das tabelas e das consultas, seu BD deve conter os seguintes formulários:
- Formulário para cadastro de clientes.
- Formulário para cadastro de filmes.
Formulário para registro de locações.
As instruções para a criação dos formulários do banco são:
- Informações que são restritas a um conjunto de opções (como estado,
gênero, nome de cliente e de filme) devem ser escolhidas com uma lista;
- Campos de datas e de valores devem ser adequadamente formatados (Ex:
25/06/13, R$ 3,50)
- Não use VARCHAR como tipo de nenhum destes campos!
Finalmente, seu banco de dados deve conter o seguinte relatório:
- Para cada filme, mostre sua lista de locações, contendo o nome do
cliente, as datas de retirada e devolução e o valor cobrado.
- Ordene a lista de locações de um filme pela data de devolução, em
ordem decresente (mostre primeiro a locação cuja devolução ocorre por
último).
- Formate o valor adequadamente (Ex: R$ 3,50)
DEFINIÇÃO DE GRUPOS
Este trabalho pode ser realizado por grupos de até quatro alunos,
determinados pelos próprios alunos.
Antes de começar o trabalho, cada grupo deve enviar
um e-mail para o professor informando o(s) nome(s) do(s) aluno(s) no
grupo!
O professor irá responder o e-mail confirmando que recebeu as informações
sobre o grupo.
FAQ
- O que deve ser entregue?
- Um arquivo .odb contendo um banco de dados feito no
LibreOffice-Base, de acordo com a especificação acima.
- Como o arquivo deve ser entregue?
- Por e-mail. O assunto do e-mail deve ser "Informática II - Trabalho
1". Coloque seu(s) nome(s) na mensagem do e-mail!
- Nós temos um e-mail da turma. Podemos usar este
e-mail para enviar o trabalho?
- Não. O trabalho deve ser enviado do e-mail de algum integrante do
grupo.
- Como o trabalho será avaliado?
- A organização das tabelas vale 44% da nota do trabalho; As consultas
valem 34%; Os formulários valem 24%; O relatório vale 14%. Note que
você pode ganhar até 44%+34%+24%+14%=116% da nota do trabalho
(portanto, 16% de nota extra pode ser conquistada!)
- Serão avaliados o uso da ferramenta Base, a modelagem das tabelas do
banco de dados, a criação e as respostas das consultas e relatório e a
criação e organização dos formulários.
- Caso não tenha conseguido fazer tudo, envie o que você conseguir
fazer. Sua nota será proporcional à porcentagem de conclusão do
trabalho.
- Qual é o prazo de entrega?
- 23:59 do dia 6 de Agosto.
- Posso entregar o trabalho depois do prazo?
- Pode, mas sua nota sofrerá uma multa de 10% a cada dia de atraso;
- Se você enviar o trabalho às 00:00 do dia 7, você atrasou um dia.
- Posso fazer em grupo com mais de quatro alunos?